As Nações Unidas votaram por maioria, nesta quarta-feira (14), pela expulsão do Irã
- Ricardo de Barros
- 14 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

As Nações Unidas votaram por maioria, nesta quarta-feira (14), pela expulsão do Irã de um organismo de direitos femininos, devido à brutal repressão por parte do governo de Teerã aos protestos liderados por mulheres.
Ao todo, 29 membros do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) votaram a favor da medida promovida pelos Estados Unidos para expulsar a República Islâmica da Comissão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres (UNCSW). Oito países votaram contra e 16 se abstiveram. Era necessária maioria simples para adotar a medida proposta pelos Estados Unidos.
A resolução do ECOSOC retira o Irã de sua participação na comissão com efeito imediato, alegando que Teerã "mina, continuamente, e reprime cada vez mais os direitos humanos das mulheres e das meninas, incluindo o direito à liberdade de expressão e de opinião, muitas vezes com uso excessivo da força".
Também denuncia a aplicação de "políticas flagrantemente contrárias", não apenas aos direitos humanos, mas também ao mandato da comissão, assim como "o uso de força letal que resulta na morte de manifestantes pacíficos, incluindo mulheres e meninas".
Comentários