Hospital do Recife realiza 1º transplante de fígado no Brasil
- Ricardo de Barros
- 20 de mai. de 2022
- 1 min de leitura

Uma adolescente de 14 anos, natural do município de Ibimirim, no Sertão pernambucano, é a primeira paciente do Brasil a ser submetida a um transplante de fígado por conta da hepatite infantil misteriosa, que vem acometendo crianças e adolescentes em todo o mundo. Na capital pernambucana, o transplante foi realizado ao longo de seis horas, por 18 profissionais de saúde, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). De acordo com os médicos hepatologistas e cirurgiões Américo Gusmão e Cláudio Lacerda, o procedimento foi finalizado com sucesso, e a paciente está estável.
O caso do transplante é considerado o primeiro relacionado à hepatite misteriosa pelo fato da paciente se enquadrar em todos os os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para confirmação da doença, embora a pasta ainda não tenha reconhecido o caso especificado.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade recebeu um fígado captado no estado do Paraná e transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O doador seria um homem de 30 anos, vítima de um acidente.
Comentários