Maria Clara de Santana que aos 76 anos se formou em pedagogia
- Ricardo de Barros
- 21 de out. de 2022
- 1 min de leitura

Superação | Desistir não foi um caminho para Maria Clara de Santana que aos 76 anos se formou em pedagogia, em Cipó, no interior da Bahia. Aos 21 anos ela se casou e depois da primeira gestação teve um filho todo ano, chegando ao total de 11 filhos. Ela sempre incentivou os filhos a estudar, quando viu a oportunidade, não pensou duas vezes e ingressou em aulas para jovens e adultos à noite.
Dona Maria, viu essa oportunidade como uma forma de realizar seu sonho e incentivar um de seus filhos. A entrada na faculdade foi a convite de uma nova instituição que chegava à sua cidade. "Chegou uma faculdade na cidade e tive um convite para ingressar. Aceitei. Fiz minha matrícula e continuei estudando. Muita gente duvidou de que eu conseguiria concluir, mas sempre acreditei em mim e só sosseguei quando me formei", contou a pedagoga. Emocionante.
Nem mesmo o julgamento de uma amiga, foi capaz de impedir o sonho dela. "Tinha uma amiga que chegava para mim e perguntava se eu não tinha o que fazer", relatou dona Maria em entrevista a Universa. “Espero poder inspirar outras senhoras”, disse. Que lição de vida!
Comentários