Numero de mortes na Turquia e Síria já passam dos 5 mil
- Ricardo de Barros
- 7 de fev. de 2023
- 1 min de leitura

Em um cenário de devastação, as equipes de resgate na Turquia e no norte da Síria prosseguem, nesta terça (7), em sua luta contra o tempo e o frio para encontrar sobreviventes entre os escombros após o terremoto de segunda (6), que matou mais de 5 mil pessoas. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou estado de emergência por três meses nas áreas afetadas do país.
A ajuda internacional deve começar a chegar nesta terça às zonas afetadas pelo terremoto e seus tremores secundários. O primeiro abalo, na madrugada de ontem, atingiu 7,8 graus de magnitude e foi sentido inclusive no Líbano, Chipre e norte do Iraque. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu ao colega turco Recep Tayyip Erdogan "toda a ajuda necessária".
Na Turquia, o número de mortos subiu para 3.419, com 20.534 feridos, anunciou o vice-presidente Fuat Oktay. Na Síria, 1.602 pessoas faleceram e 3.640 ficaram feridas, de acordo com os balanços das autoridades de Damasco e das equipes de resgate nas zonas rebeldes. Os balanços de vítimas dos dois lados da fronteira não param de aumentar e, levando em consideração a magnitude da destruição, a tendência deve persistir.
Comentários