O primeiro decreto da nova governadora Raquel Lyra, foi para prorrogar o o “Estado de Emergência"
- Ricardo de Barros
- 2 de jan. de 2023
- 1 min de leitura

O primeiro decreto da nova governadora Raquel Lyra (PSDB) foi para prorrogar o o “Estado de Emergência em Saúde Pública” em decorrência da covid-19.
Raquel prorrogou a emergência até 31 de março de 2023.
Para editar o ato, a governadora seguiu orientação da Nota Técnica 45/2022, da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde.
A Nota Técnica acima citada alega que "a China apresenta novo crescimento de casos de Covid-19, com superlotação em hospitais e mortes, que devido ao seu elevado contingente populacional aumenta o risco do surgimento de novas variantes mais transmissíveis e que escapam da proteção das atuais vacinas".
A referida Nota Técnica alega, ainda, que "a população pernambucana aponta baixos índices de imunização contra a Covid-19, sobretudo nas doses de reforço necessárias para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e demais grupos vulneráveis às formas graves da doença".
"No momento, existem surtos de Covid-19 em vários países e regiões do mundo, persistindo o estado de emergência declarado pela OMS, mantendo-se a possibilidade da necessidade imediata de ativação contingencial de diferentes componentes da resposta coordenada ao Covid-19 no âmbito da saúde pública", explica a nota.
Comentários