ONU pede a talibã para acabar com as "terríveis restrições" impostas às mulheres
- Ricardo de Barros
- 27 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, exortou os talibãs, nesta terça (27), a acabar com as "terríveis restrições" impostas às mulheres no Afeganistão.
"Nenhum país pode se desenvolver — ou sobreviver — social e economicamente quando metade de sua população é excluída", disse Türk, em um comunicado.
"Essas restrições inimagináveis impostas às mulheres e às meninas não apenas aumentarão o sofrimento de todos os afegãos, mas, temo, representarão um risco além das fronteiras do Afeganistão", advertiu.
O alto comissário alertou ainda que as políticas implementadas pelos fundamentalistas islâmicos, que voltaram ao poder em agosto de 2021, correm o risco de desestabilizar a sociedade afegã.
Nos últimos meses, os talibãs intensificaram o cerco às mulheres, excluindo-as de empregos públicos e proibindo-as de acessar parques, jardins, academias, ou banhos públicos. As mulheres também não podem viajar sozinhas, ingressar nas universidades, ou cursar o Ensino Médio.
Comentários