Trinta e nove cidades de PE têm problemas na divulgação de dados sobre vacinação contra a Covid.
- Ricardo de Barros
- 17 de jun. de 2021
- 3 min de leitura

Levantamento feito pela TV Globo mostra que esses municípios não disponibilizam informações sobre números de imunizados com primeira e segunda doses, em sites ou portais da transparência.
TV Globo
Um levantamento da TV Globo aponta problemas na divulgação de informações sobre a vacinação contra a Covid-19 em 39 municípios pernambucanos. Essas cidades não disponibilizam dados de imunizados com primeira e segunda doses, nos sites e portais da transparência
Os dados de imunização com cada dose são importantes para avaliar o percentual da população vacinada em cada fase. Para a análise dos números, não foi levada em consideração a divulgação feita pelas redes sociais.
Em dez municípios, a TV Globo encontrou dados parciais de vacinação. São cidades que divulgam o total de doses aplicadas, sem classificar quantas são de primeira e quantas são de segunda dose.
Esse tipo de divulgação não permite calcular quantos moradores estão imunizados com a primeira dose da vacina e quantos completaram o esquema de vacinação.
Os municípios que se encaixam nesse grupo são: Caruaru, Jurema, Lajedo, Panelas, Sairé e São Bento do Una, no Agreste; Araripina, Petrolina e Trindade, no Sertão; e Carpina, na Mata Norte.
Um outro grupo, de 29 municípios, não informa a quantidade de doses aplicadas nem o total de pessoas vacinadas com cada dose.
Nos sites e portais da transparência dessas cidades, estão disponibilizadas outras informações, como lista nominal de vacinados e gastos durante a pandemia.
Essas cidades são: Angelim*, Barra de Guabiraba, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Feira Nova, Iati, Jataúba, João Alfredo, Machados, Orobó, Passira, Poção, Santa Maria do Cambucá, Tacaimbó e Vertente do Lério, no Agreste; Paulista, na Região Metropolitana; Afrânio, Belém do São Francisco**, Dormentes, Ingazeira, Ipubi, Orocó e Santa Maria da Boa Vista**, no Sertão; Aliança, Joaquim Nabuco*, Lagoa do Carro, São Benedito do Sul e Tamandaré, na Zona da Mata.
Os portais da transparência de Angelim, no Agreste, e de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata, estavam fora do ar durante os dias de análise dos dados.
Nos portais de transparência de Belém do São Francisco e de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão, há um link para uma página de acompanhamento da vacinação contra a Covid, mas a página está fora do ar.
A lista elaborada pela TV Globo tem municípios que divulgam os dados de vacinados, classificando quantas pessoas tomaram a primeira e a segunda dose. Esse ranking foi organizado pelo percentual de população vacinada (do maior para o menor).
Percentual de vacinados dos municípios de PE em relação ao número total de moradores
***A população utilizada no cálculo foi a estimativa de habitantes para cada município divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020.
Municípios
Em entrevista ao NE2, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, afirmou que existe uma defasagem de tempo entre o registro dos dados e divulgação. "Também ocorrem problemas na internet", disse.
Para Patriota, os municípios têm os dados. "Alguns registram problemas para fazer a divulgação na velocidade adequada", disse.
Patriota também afirmou que a entidade está disponível para auxiliar as cidades que estão enfrentando esses problemas.
Respostas
A prefeitura de João Alfredo também se pronunciou sobre o caso e disse que informações como número de primeiras e segundas doses aplicadas "estavam sendo divulgadas nas redes sociais da prefeitura de João Alfredo" e que "serão publicadas também no Portal da Transparência, assim como a relação nominal de vacinados por data e grupos prioritários".
A prefeitura de Lajedo, no Agreste, afirmou, por nota, que "segue as normas de transparência" na divulgação de dados sobre a vacinação contra a Covid.
Ainda segundo a administração municipal, "no site oficial há um boletim diário com o número de vacinados , na primeira dose, e o vacinômetro, com o número total de doses administradas". A prefeitura disse que "um novo portal" está sendo desenvolvido.
Covid em Pernambuco
Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (14), mais 1.117 casos e 32 óbitos de pessoas com a Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), com os novos registros, o estado passou a totalizar 520.694 confirmações da doença e 16.860 mortes. Os números começaram a ser registrados em março de 2020.
Comentários