Uma espécie de CPI da Câmara nos Estados Unidos recomendou que o ex-presidente Trump seja indiciado
- Ricardo de Barros
- 20 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

Uma espécie de CPI da Câmara nos Estados Unidos recomendou que o ex-presidente Trump seja indiciado por quatro crimes na invasão do Capitólio, no ano passado.
Depois de um ano e meio de investigação, os integrantes da "CPI" realizaram a última reunião. Ao todo foram mais de mil testemunhas ouvidas e um milhão de documentos analisados. Depoimentos de aliados e registros da época mostraram que o ex-presidente americano se recusou a aceitar o resultado das urnas, com a vitória de Joe Biden, e incitou apoiadores para que tentassem evitar a confirmação da vitória do democrata invadindo o Congresso, numa tentativa de golpe.
A comissão recomendou que Donald Trump seja formalmente acusado por incitar insurreição, conspiração para fraudar os Estados Unidos, declaração falsa e obstrução de ato do Congresso. Apesar do pedido de indiciamento, não está certo se isso acontecerá na prática, pois serve apenas como uma sugestão que pode ou não ser acatada pelo departamento de justiça.
O ex-presidente já é investigado formalmente pela invasão, mas agora os agentes terão acesso aos documentos que serão encaminhados pela CPI. Trump se diz vítima de uma caça às bruxas e já anunciou que quer ser candidato à Casa Branca em 2026.
Comentários